Seu carrinho está vazio!
Como o próprio nome indica, aroma significa cheiro agradável e terapia, tratamento. É uma técnica terapêutica, a ciência e também a arte que utiliza substâncias aromáticas naturais – os Óleos Essenciais das plantas, controladamente, para melhorar a saúde física, mental e emocional. A Aromaterapia utiliza diversas formas de aplicação, como massagens, banhos, inalações, entre outras... Que auxiliam na cura dos sintomas e das causas.
Aromaterapia trabalha o corpo de uma maneira natural e holística. Segundo a International Aromatherapy Association, é uma técnica de tratamento complementar, fazendo uso dos Óleos Essenciais 100% puros, cujas fontes vegetais foram cultivadas, colhidas e processadas de forma a preservar as substâncias químicas para auxiliar nos tratamentos de sintomas físicos, mentais, emocionais e do bem-estar geral. É reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.
Os Óleos Essenciais gentilmente atuam no corpo, restaurando nossas energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito. A Aromaterapia completa outras terapias, tanto as convencionais quanto as complementares (hoje chamadas de cuidados integrativos), que buscam a cura de seus pacientes.
Existem muitas oportunidades para um Aromaterapeuta habilitado, e o local e a maneira como você escolherá para trabalhar dependerão das suas circunstâncias pessoais, da sua personalidade e preferências, as quais poderão mudar com o tempo e com as experiências.
O Aromaterapeuta profissional têm várias opções de trabalho, como:
• Em um dos cômodos da sua própria casa;
• Em grupo, ao lado de outros profissionais, como em uma clínica de terapia complementar;
• Como um terapeuta que atende na casa das pessoas;
• Como um terapeuta que trabalha por conta própria, possivelmente empregado por outras pessoas;
• Em uma clínica médica ou hospital;
• Em um SPA, clínica de estética ou salão de beleza;
• Como complementar à área em que o profissional tem sua especialidade.
É uma palavra cunhada há pouco tempo, em 1989, quando em Nova York, Fragrance Foudantion and Sense of Smell Institute, criaram e patentearam esta terminologia, que define cientificamente a influência dos odores e aromas sobre nossas emoções e sentimentos, tema para trabalho de desenvolvimento de pesquisas. A entidade reúne recursos globais e financia a pesquisa científica em hospitais e universidades.
A Aromacologia busca promover a integração de áreas científicas diversas, tais como: a química, a farmacologia, a neurofisiologia, a cosmetologia e a psicologia, para elaborar compostos aromáticos que tragam efeitos emocionais às pessoas. Pretende inter-relacionar os aromas e seus efeitos psicofisiológicos. Os estudos realizados podem ser com óleos essenciais 100% puros e naturais, ou apenas com essências sintéticas, criadas em laboratório, não havendo a necessidade de ações terapêuticas, como no caso do uso na Aromaterapia e na Aromatologia.
Aromatologia é um termo, agregado pelo Scientific Institute of Aromathology da França, sendo o estudo científico dos Óleos Essenciais e as suas diferentes formas de uso, em especial sua aplicação terapêutica, na psicológica, na gastronômia, seus efeitos nos tratamentos estéticos e energéticos.
O termo surgiu na França como derivação da palavra Aromaterapia e tinha a intenção de destacar a verdadeira Aromaterapia praticada na França do sistema posteriormente criado na década de 1970 na Inglaterra, o qual é mais focado na massagem e hoje é o mais difundido no mundo.
A Aromatologia difere-se da Aromaterapia devido a sua abordagem mais técnica e científica e o uso terapêutico mais intenso dos Óleos Essenciais para o tratamento de doenças, incluindo como formas de utilização ingestão, inalação ou massagem com os Óleos Essenciais. Esse método é amplamente utilizado na França.